Peixinho batiza uma jogada na inauguração do Morumbi



O dia era 2 de outubro de 1960. O Estádio do Morumbi, projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, abriu suas portas pela primeira vez ao público para uma partida de futebol.

O jogo em questão foi São Paulo e Sporting de Portugal. Mesmo com as obras ainda incompletas, o estádio recebeu naquele domingo chuvoso mais de 56 mil pessoas que abrilhantaram aquele evento ao som de marchinhas de carnaval.

Com a bola rolando, o placar terminaria 1 a 0 para os donos da casa. O gol da vitória foi marcado por Arnaldo Poffo Garcia, um ponta-direita do São Paulo apelidado de Peixinho em homenagem ao seu pai, o Peixe, que também foi jogador. 

Ele recebeu um cruzamento na área, aos 12 minutos do
primeiro tempo, e “mergulhou” de cabeça em direção ao gol do triunfo. Era o primeiro da história do Morumbi.

“Eu me lembro que o Fernando tocou para o Jonas, que cruzou. Estiquei-me inteiro para alcançar a bola, dando um verdadeiro mergulho”. (Peixinho em entrevista à Revista do São Paulo nº 36)

O feito de Peixinho foi muito comemorado pelos torcedores do tricolor. Como esse tipo de jogada não era comum no futebol brasileiro, logo todos os gols marcados da mesma forma passaram a ser chamados gols de peixinho, expressão usada até hoje.

2 de outubro de 1960 – São Paulo 1 x 0 Sporting

Estádio do Morumbi
Árbitro: Olten Ayres de Abreu
São Paulo: Poy; Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátyro e Víctor; Peixinho, Jonas (Paulo), Gino Orlando, Gonçalo (Cláudio) e Canhoteiro; técnico Flávio Costa.
Sporting: Aníbal; Lino e Hidário; Mendes, Morato e Július; Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diego (Geo) e Seminário; técnico Alfredo Gonzalez.



Revelado nas categorias de base do próprio tricolor, Peixinho deixou o clube em 1961 e passou ainda por Ferroviária, Santos, Comercial de Ribeirão Preto, Bangu, Deportivo Itália, da Venezuela, Coritiba e First Portuguese, do Canadá. Aos 76 anos, Peixinho mora atualmente em Piracicaba, onde é proprietário de uma Escola de Futebol.

Fonte Texto: JONATHAN SILVA http://blogs.lance.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita e comentários. Divulgue nosso blog e Volte sempre. Um abraço.